sábado, 22 de junho de 2013

SOUL SKATISTA - ENTREVISTA
20.06.2013
Notícias - Riocomentários seja o primeiro a comentar
 
Teaser Soul Skatista  (crédito: Pedro Minidead e Raphael Gibson)
Nesta Sexta-Feira a ASK8 Skate Shop no bairro de Laranjeiras receberá a primeira Première do vídeo "Soul Skatista" dos skatistas Pedro MiniDeadRaphael Gibson


O projeto levou pouco mais de um ano e meio para ser concluído e vai contar com partes individuais dos skatistas; Jonatha AlexandreVitor Leal "Mac"Rapahel Gibson e Pedro “Minidead” além de mais duas partes recheadas de amigos.


Confira o bate papo exclusivo com os produtores do novo vídeo Carioca;


E ai galera, como que está a expectativa para a première do filme?


Pedro Minidead - As expectativas são boas, espero que a galera goste do vídeo e que tenha o seu espaço na história do skate carioca.

Raphael Gibson - A gente queria fazer algo mais elaborado, na realidade o vídeo ta pronto a um tempo, mas acabou que varias coisas foram complicando, a defesa da minha monografia na faculdade, que tomou total meu tempo esse semestre, tendo que arrastar lentamente a première do vídeo, além de uns outros fatores. O local da première que ia rolar e acabou não rolando. O lançamento acontece também no siteDireto da Rua, que nos deu um ótimo suporte.


Como surgiu a ideia do vídeo e como que foi a escolha dos skatista que vão ter partes?


PM - A ideia começou a se firmar no final de 2011, mas era só o Gibson e Eu. A gente tentou chamar algumas pessoas pra gravar porque a gente queria fazer um vídeo, mas quem realmente fechou com a gente são os que vão ter as partes individuais. 

RG - De início o Léo (Rodrigues) também fazia parte, mas acabou que não rolou. Fomos filmando só por filmar durante meio ano mais ou menos. Depois de um tempo decidimos o nome do vídeo, o Jonatha começou a filmar com a gente e como sempre gostamos do estilo e rolé dele resolvemos chama-lo, ele topou na hora. E por último foi o Mac (Vitor leal), que estava se recuperando de uma cirurgia no joelho e voltou empenhado, filmando bem e colando nas sessões. O Minidead veio falar comigo de fazer uma parte com ele, e como sempre fui fã do rolé e estilo único dele aceitei na hora. 


Além de vocês dois, quem mais participou na parte criativa do filme, captação de imagens, arte, etc?

PM - Quem entrou no fim do projeto dando uma força na identidade do vídeo foi o João ZMS, ele fez o logo novo, fez os nomes, uma das artes que aparecem durante o vídeo.

Grande parte das imagens que estão no vídeo fui eu que fiz, mas todos ajudaram, na minha parte quem me ajudou bastante foi o Renato Riguetti, eu queria um vídeo bem filmado, não gosto muito de assistir vídeos feitos de qualquer jeito. Queria fazer algo que mesmo se eu não conhecesse ninguém do vídeo, eu parasse pra assistir.

RG - Eu não vou conseguir lembrar o nome de todos, mas estão todos os nomes nos créditos do vídeo, porém basicamente todos que estavam nas sessões de filmagens acabavam filmando, quanto a direção de arte, ficou a cargo do João ZMS mesmo, o cara é surreal de tão talentoso, fica a dica pra conferirem o trabalho dele!


É um vídeo do Rio de Janeiro para o Rio de Janeiro. Fala um pouco do projeto e ideia a ser mostrada através do filme;

RG - A ideia do nome Soul era retratar a alma do skate carioca, pois por muito tempo tivemos pouca mídia (agora os tempos são outros, está tudo melhorando), também não existiam marcas no Rio (ainda existem poucas apoiando o skate), logo o skate do Rio carecia de atenção, além do que me incomodava viajar para outros estados e ver que nego só conhecia os mesmos nomes. O RJ tem uma variedade muito grande de bons skatistas de diversos estilos, e nós queríamos mostrar isso. Durante o vídeo rola uma homenagem as crews/movimentos que fizeram a alma do Rio se manter acesa, então por isso a escolha do nome SOUL, acho que vão gostar!

PM - A ideia principal era só essa mesmo, fazer um vídeo de skate que representasse um pouco do Rio de Janeiro. Para mostrar isso a gente quis fazer um vídeo pequeno (15 minutos), limpo e direto, não tem muita enrolação, as partes tem aproximadamente uns 2 minutos cada.


Desde o inicio vocês já tinham a ideia de fazer a première na ASK8, ou isso foi pensado somente após a conclusão das filmagens e montagem do filme?

PM - Depois da première do Smoke Machine, a gente queria fazer algo tipo aquilo porque foi muito foda, mas não rolou e já estávamos um bom tempo com o vídeo pronto, chegou uma hora que a gente tinha que lançar logo o vídeo. Eu não me envolvi tanto na questão da première, a Loja Ask8 é uma loja de skatista, a galera é gente boa e que faz um trabalho legal e fechou na ideia, então é um bom lugar pra fazer uma première.

RG - Exato, a gente queria fazer no Cineclube, no Circo, fomos a algumas reuniões, o pessoal do I LOVE XV se amarrou no vídeo, porém tava rolando uma burocracia da parte da organização do circo a qual não sei bem qual é. Pensamos em fazer na XV também com um telão, mas não tínhamos grana pra alugar telão nem conseguimos emprestado.

A première já estava definida pra rolar no direto da rua, mas queríamos fazer algo no Rio. Resolvi falar com o André da ASK8, que sempre deu suporte não só ao Jonatha, mas sempre que pode me ajuda também de alguma forma, mesmo indireta, ele apoiou na hora. Mas não imaginávamos muita gente confirmando presença, mas a gente se acertou de uma forma legal. Ainda estamos procurando um telão pra ficar passando o vídeo na lagoa na hora do best trick, se alguém quiser ajudar vai ser muito bem vindo, Rs.


O Soul Skatista movimenta uma galera por trás das quatro partes principais. Serão duas partes de amigos?

PM - Sim, são duas partes de amigos. A grande maioria do Rio de Janeiro e alguns que estavam de passagem pela cidade. Essas partes aconteceram naturalmente, sempre que dava a gente gravava alguma coisa com alguém, só no final do projeto que eu me preocupei em chamar algumas pessoas que eu queria que aparecesse no vídeo pra gravar alguma coisa. Faltou gente, mas é isso, sempre vai faltar.

RG - Tem desde manobras descontraídas até as bem pesadas, a parte dos amigos está com um flow bem legal!


Além da exibição do Soul Skatista, o que vocês prepararam para o dia da Premiére?

PM - A idéia é apresentar o vídeo lá na loja, fazer uma social e depois ir pra pista da Lagoa fazer um churras igual sempre rola por lá, só que com algumas premiações.

RG - Então, vão rolar uns teasers do DO RIO, projeto do nosso amigo Orelha, que sei que vai ficar lindo. Vai rolar também uns obstáculos na quadra de tênis da Lagoa para abrigar bem o pessoal, já que é o dia Mundial do skate, e se o pessoal pilhar no "ratata" pode rolar aquele churrasco de costume. 

Queria aproveitar o espaço pra dizer que qualquer marca que tiver interesse de chegar junto pode ficar a vontade, não estamos pedindo nada pra gente, queremos apenas fazer uma noite agradável pra divertir a todos, o skate do Rio é um só, e temos espaços pra todos que quiserem somar!


Se não estou enganado, esse é o segundo filme a ser lançado pelo Rio de Janeiro esse ano. E tem pelo menos mais dois pra sair logo menos. Como vocês enxergam esse processo que o Rio passa atualmente, onde diversas pessoas estão se movimentando ainda mais para o bem do skate carioca?

PM - É um processo natural, o skate carioca está evoluindo por que tem pessoas que gostam e acreditam nele. 

RG - Os materiais de audiovisual estão cada vez mais acessíveis, o que facilita para a produção de vídeos, e a internet também veio muito bem quanto a isso. Mas o que mais gosto do skate é que ele caminha bem paralelo a arte, o que nos faz criar interesse para produzi-la, temos uma infinidade de artistas entre a gente e isso é lindo. O Skate sempre esteve diretamente ligado a foto e filmagem, o que nos faz ter interesse de produzir mais. 

Isso está sendo muito benéfico para o skate carioca, pois graças a isso nosso skate está ficando mais reconhecido, nossos picos, nossa crews e movimentos também. Acho que isso deve só aumentar e eu tenho o maior orgulho de ver o skate do Rio se auto sustentando!


Esse é o segundo vídeo onde cada um de vocês possui uma parte individual? Quais outros vídeo vocês participaram?

PM - Eu tive uma parte no "Até o último minuto", foi uma época muito boa, volta e meia eu assisto de novo e relembro algumas coisas que aconteceram no decorrer das filmagens. Acho que ali foi a época que eu realmente entendi o que é ser skatista. É uma vivência que a gente só dar valor um tempo depois, é depois que a gente vê que realmente valeu a pena.

RG - Na realidade parte individual é o meu primeiro, não é bem aquela parte bombástica, até porque meu skate não é muito trick trick, acho que ele se expressa de outra forma. Acho que o mesmo vale paro Jonatha, se não me engano é a primeira dele e a parte dele ta linda. Já o Mac é a segunda parte. Curta, mas muito bem feita, é legal por que nós captamos a mudança do seu skate, ta bem diferente da primeira parte. Porra, a parte do Mac está com uma identidade única perante o vídeo, muito a cara dele. 


Vocês realmente estão felizes por contar com eles dois no projeto. Então está aberto o espaço, falem um pouco sobre os skatistas Jonatha Alexandre e Vitor Leal;

PM - O Jonatha foi uma das pessoas que a gente achou que seria legal ter uma parte e ele abraçou a ideia. A parte dele abre o vídeo e está bem legal, bem limpa, acho que ele conseguiu mostrar bem o skate dele no vídeo. E o Vitor, eu já tinha feito o "Até o [Ultimo Minuto" junto com ele, já era uma pessoa que eu tinha em mente em fazer outro vídeo, sei que ele se dedica, anda muito e tem um estilo que eu gosto de ver.

RG - Pow, Eu e o Minidead somos fãs do Mac, isso ia acabar rolando mais cedo ou mais tarde, talvez o que tenha dificultado tenha sido só a recuperação dele. Já o Jonatha, sempre saiu de Caxias para qualquer que fosse a sessão, ele tem um estilo muito legal, sempre se empenhou pra filmar, as vezes nem dava uma trick, mas tava na sessão só pra filmar a gente, além dele render muito fácil. A parte do Jonatha ficou pronta muito rápida, a gente escolheu ele também por ser um moleque de potencial que acredito que não tenha sido valorizado como realmente deve, acho que agora as coisas vão mudar, rs. Espero pelo menos...


Dos diversos vídeos lançados pelo Rio de Janeiro até hoje, qual deles teve influencia direta no caminho de vocês?

PM - Dos que já saíram no Rio de Janeiro, acredito que o HZC Smoke Machine por eu ter vivido uma parte do processo e conhecer a galera que fez. O "Até o último Minuto" por que fui eu que fiz, e foi o meu maior aprendizado, acredito que evoluí bastante depois dali e serviu de média, tínhamos que fazer algo melhor do que aquilo. O Dorme Sujo Acorda Limpo também está bem legal e foi feito na raça. E mais alguns vídeos que eu estou aguardando com bons pressentimentos, como o Prisma, o Do Rio e o Perspectiva. 

RG - Olha, eu gostei muito do promo do PRISMA, tava esperando muito pra ver, mas não sei ao certo o que rolou, se rolou ou não rolou, não sei, mas na realidade pra mim o que mais me influenciou foram o vídeos do Um Minuto Carioca, do Minidead, eles vão direto na alma do skate, parece que você está na sessão com os caras. Os vídeos do Renato Galvão também me pegam pelo feeling, os vídeos dele, ou nossos, não sei, te fazem querer dançar, correr pra sessão. Tem um outro moleque, oRenato Riguetti, gosto das edições dele é um estilo meio clássico, parece que ele saiu do passado, do auge do skate e brotou do nada no Rio. PORRA! Tem o Roger, Dalmo Roger. Cara, vejo inúmeras vezes oDreamatographer (escrevi certo?) aquele vídeo é surreal, a composição, a estética, o Dente, o Marcellinho, o Bruno Pires, qualquer vídeo com o moleque vai ser style! Por último mas não menos importante tem o Wilson Domingues, ele é sem comentários, o cara fez o Sangue e Suor, com aquelas falas inspiradoras nas entradas de cada parte, aquela compilação de imagens que te fazem ver que o vídeo foi suado mesmo, o Wilson é foda, sempre me dando vários conselhos audiovisuais e skatisticos.


Agradeço pelo bate papo, e desejo um grade sucesso a Premiére. Deixo o espaço aberto para cada um deixar o seu recado, falar o que bem quiserem e claro, agradecer aos amigos que só vem somando ao skate carioca;

PM - Obrigado Pense Skate pelo espaço, queria agradecer a todos que fazem e querem fazer mais pelo Skate do Rio de Janeiro. Façam vocês mesmos, não esperem dos outros, façam o melhor possível com o que tem em mãos, é isso... Abraços

RG - Queria agradecer a todos do Skate Carioca que fazem a cena se moldar como está, o skate do Rio está lindo, ao Pirikito que desde molequinho quando eu morava em Niterói me dava assistência, ao Dennis e ao Tacio, por serem companheiros de sessão desde os primórdios e eternas influencias, e a toda a FLEXA DRUNX, esses são de verdade!

A todos do movimento I LOVE XV, esses caras tem uma visão pra lá de avançada! A família XV por me ensinarem cada dia mais o que é o skate real, a DUÓ, HZC 33. Cauã e Léo que são meus irmãos e eternas influências, queria agradecer também ao Rafael Narciso e ÖUS por me darem suporte, a Campo Grande-MS e todo movimento de lá, Rema Board House, Léo Habby e Felipe Nicolodi, Loja OUTFITTER, ASK8 e a toda família SOUL, minha família, que apesar de não gostar muito de skate, nunca me deixaram faltar nada pois entendem meu amor, ao Tobias da Vista, Tiago Ferreira, Pedro Macedo, Rennê Nunes e Pizza pelo espaço, desculpem se esqueci de alguém, mas é bem difícil lembrar de geral e obrigado ao Skate Carioca por ser exatamente como é!

Nenhum comentário:

Postar um comentário